Céu de setembro: o mês da Lua

Por Rodrigo Raffa

Clube Centauri

Setembro se apresenta como um mês especial para os amantes da astronomia, com um calendário repleto de eventos celestes que nos convidam a olhar para cima e apreciar a beleza do nosso universo. A Lua, nosso satélite natural, será a grande musa da noite, protagonizando diversas conjunções, constelações e até mesmo o fenômeno da Superlua.

A oposição de Saturno: um anel de luz

Um dos destaques do mês é a oposição de Saturno ao Sol, no dia 7 de setembro. A oposição ocorre quando a Terra se encontra entre o Sol e um planeta, formando uma linha reta. Nesse momento, o planeta em questão fica mais brilhante e próximo da Terra, oferecendo condições ideais para observação. No caso de Saturno, seus anéis se mostrarão ainda mais nítidos, proporcionando um espetáculo à parte para quem tiver um telescópio.

Equinócio: a dança entre o dia e a noite

No dia 22 de setembro, damos as boas-vindas à primavera no hemisfério sul com o equinócio. Esse fenômeno ocorre quando o Sol cruza o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham (quase) a mesma duraçã. O equinócio marca o início de uma nova estação e representa um momento de equilíbrio e renovação na natureza.

Noite Internacional de Observação da Lua: um convite para todos

No dia 14 de setembro, a NASA convida o mundo inteiro para celebrar a Noite Internacional de Observação da Lua. Em Itapetininga, o Clube Centauri, em parceria com o IFSP, organizará um evento gratuito e aberto ao público para que todos possam apreciar a beleza lunar. Essa é uma excelente oportunidade para observar nosso satélite natural com telescópios, aprender mais sobre a Lua e compartilhar essa experiência com outras pessoas.

Garanta seu Certificado da NASA ao se inscrever gratuitamente no nosso evento em https://www.sympla.com.br/evento/international-observe-the-moon-night-nasa-clube-centauri/2606234

A Superlua: a Lua mais próxima

Lua Cheia
Lua Cheia registrada em agosto pelo astrônomo e professor do Clube Centauri Rodrigo Raffa.

No dia 17 de setembro, teremos a oportunidade de observar a Superlua, um fenômeno que ocorre quando a Lua cheia coincide com o perigeu, o ponto de sua órbita mais próximo da Terra. Nesse dia, a Lua estará a apenas 357 mil quilômetros de distância de nós, aparecendo maior e mais brilhante no céu.

Um calendário repleto de eventos

Além desses destaques, o mês de setembro reserva outras observações interessantes:

• 05/09: Conjunção da Lua e Vênus na constelação de Virgem.

• 20/09: Melhor noite para observar Netuno na constelação de Áries.

• 23/09: Conjunção da Lua com Júpiter na constelação de Touro.

• 25/09: Conjunção da Lua com Marte na constelação de Gêmeos.

Não perca essa oportunidade de explorar o céu de setembro!

Com um telescópio ou mesmo a olho nu, você poderá apreciar a beleza dos astros e entender um pouco mais sobre o universo em que vivemos. Prepare seus binóculos, escolha um local com pouca poluição luminosa e deixe-se encantar pelas maravilhas do céu noturno.

Quer estar sempre à frente e não perder nenhuma novidade astronômica? Junte-se à comunidade Centauri no nosso Canal do WhatsApp! Oferecemos conteúdos exclusivos, incluindo áudios informativos, alertas sobre a passagem da ISS, atualizações sobre eventos e muito mais. Acesse nosso canal https://whatsapp.com/channel/0029VahEkbv1NCrPOMnLsr1L e fique por dentro de tudo o que acontece no universo! 🚀🌟

Gostaríamos de expressar nosso sincero agradecimento ao Observatório do Valongo pela valiosa contribuição com os dados utilizados na elaboração deste artigo. Agradecemos especialmente pelo anuário de efemérides de 2024, que foi essencial para o desenvolvimento deste trabalho.