Eclipse parcial da Superlua de Setembro

Se liga no registro incrível que fizemos da Superlua ontem (17) as 23h42 em Itapetininga, através das lentes do nosso diretor Rodrigo Raffa, com uma Canon T5i acoplada a um telescópio Skywatcher refrator de 70mm de diâmetro e 900mm de distância focal.

eclipse parcial da lua
Eclipse parcial da superlua registrado em Itapetininga pelo Clube Centauri. É possível notar no canto inferior do nosso satélite natural uma sombra causada pela umbra da Terra. Créditos: Rodrigo Raffa/Clube Centauri

Lua Cheia
Superlua de setembro registrada em Itapetininga antes do eclipse. Créditos: Rodrigo Raffa/Clube Centauri

A Superlua e o Eclipse: O que há de especial nisso?

Antes de mais nada, um resumo rápido para quem não é tão familiarizado com os fenômenos lunares: uma superlua acontece quando a Lua cheia está em seu ponto mais próximo da Terra, ou seja, no perigeu. Isso faz com que ela pareça um pouco maior e mais brilhante do que o normal. Agora, combine isso com um eclipse parcial – quando uma parte da Lua passa pela sombra da Terra – e você tem um show duplo no céu!

Um eclipse lunar acontece quando a Terra se posiciona diretamente entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre o nosso satélite natural. Dependendo do alinhamento, esse evento pode se manifestar de três formas: eclipse total, parcial ou penumbral.

No eclipse total da Lua, a Lua inteira passa pela umbra, a parte mais escura da sombra da Terra. Nesse tipo de eclipse, a Lua adquire uma coloração avermelhada devido à luz do Sol que, ao atravessar a atmosfera terrestre, é refratada e projeta os tons vermelhos sobre a superfície lunar. Esse fenômeno é popularmente conhecido como "Lua de Sangue" e é o tipo de eclipse mais impressionante e raro, já que depende de um alinhamento perfeito.

No eclipse parcial da Lua, apenas uma parte da Lua atravessa a umbra, enquanto o restante permanece na penumbra, a parte mais clara da sombra da Terra. Visualmente, parece que uma "mordida" foi tirada da Lua, com a sombra escura cobrindo apenas uma fração de sua superfície. Embora não tão espetacular quanto o total, o eclipse parcial ainda é um belo evento, permitindo ver claramente a fronteira entre luz e sombra sobre a Lua.

Já o eclipse penumbral é o mais sutil dos três. Nele, a Lua passa apenas pela penumbra da Terra, sem entrar na umbra. Isso resulta em um leve escurecimento da superfície lunar, quase imperceptível a olho nu. Muitas vezes, esse tipo de eclipse passa despercebido, pois a Lua continua visível, com apenas uma discreta redução em seu brilho, detectado apenas por equipamentos de alta precisão.

Quando acontece o próximo Eclipse Total da Lua no Brasil?

O próximo Eclipse Lunar total, ou Lua de Sangue, será visível do Brasil em 14 de março de 2025 e depois novamente em 27 de agosto de 2026. E, diferente dos Eclipses Solares, nenhuma precaução é necessária para observar um Eclipse Lunar, bastando apenas olhar para cima e apreciar um dos mais belos fenômenos da natureza.

Quando a Lua se encontra na sombra da Terra, ela não recebe nenhuma iluminação direta do Sol. A única luz a atingi-la nesse momento é aquela que não foi absorvida pela nossa atmosfera e, assim, ela acaba sendo iluminada por esses tons avermelhados que vemos abaixo.

Como foi o cronograma do eclipse lunar pelo horário de Brasília:

• 17/09: Início do eclipse penumbral às 21h41;

• 17/09: Início do eclipse parcial às 23h12;

• 17/09: Eclipse parcial atinge o ápice às 23h44;

• 18/09: Fim do eclipse parcial à 00h15;

• 18/09: Fim do eclipse penumbral à 01h47.