Maneiras Incomuns de Observar a Lua

Texto por David Prosper

Traduzido por Laura Costa e Revisado por Marco Centurion

A Noite Internacional de Observar a Lua é em 16 de outubro desse mês – mas você pode observar a Lua sempre que ela estiver no céu, de dia ou de noite! Embora binóculos e telescópios certamente revelem detalhes incríveis da superfície da nossa vizinha, exibindo mares escuros, crateras brilhantes e várias fissuras estranhas e rachaduras, essas ferramentas não são as únicas maneiras de observar os detalhes da Lua. Existem mais maneiras de observar a Lua do que você imagina, usando apenas materiais domésticos comuns.

Coloque um par de óculos de sol, em especial os polarizados! Você pode pensar que é uma brincadeira, mas o motivo dos óculos de sol polarizados é reduzir significantemente o brilho e então permitir que seus olhos encontrem alguns detalhes lunares! Surpreendentemente, usar óculos de sol ajuda até nas observações da Lua durante o dia.

Uma ferramenta improvável é a simples tampa de uma garrafa de plástico! John Goss, da Sociedade Astronômica do Vale Roanoke (The Roanoke Valley Astronomical Society), compartilhou o passo a passo de como fazer seu visor/visualizador lunar de tampa de garrafa, que também foi sugerido a ele por Fred Schaaf, anos atrás, como uma forma de observar a tênue crescente de Vênus quando mais próximo do Sol:

"A Lua cheia é muito brilhante, tanto que os detalhes ficam cobertos por esse brilho. Aqui vai uma dica fácil para ver mais! Comece perfurando um buraco de 1.5mm de diâmetro em uma tampa de garrafa plástica de refrigerante. Certifique-se de que seja um buraco redondo e desobstruído. Agora olhe para a Lua brilhante através do buraco. A claridade da imagem será menor do que o normal – mais de 90% menos intensa – reduzindo ou eliminando qualquer brilho lunar. A imagem também deverá ser mais nítida, já que a tampa da garrafa bloqueia a luz de entrar na parte externa da sua pupila, onde normalmente ficam as imperfeições da curva óptica do olho." Muitos relatam ter visto uma quantidade surpreendente de detalhes lunares!

Você pode projetar a Lua! Já ouviu falar em Funil Solar? É um jeito seguro de observar o Sol, projetando a imagem de uma lente ocular para um tecido esticado através de um funil colocado no topo. É fácil de fazer em casa também – passo a passo em: bit.ly/sunfunnel. Dependendo de seu equipamento, um Funil Solar pode ser usado para observar tanto o Sol quanto a Lua – uma Lua cheia emite luz mais do que suficiente para se projetar até mesmo de telescópios relativamente pequenos. Telescópios grandes vão projetar a Lua cheia e suas fases, em vários níveis de detalhe; embora não seja tão nítida quanto a visualização direta da lente ocular, ainda assim é uma visão impressionante! Você também pode montar seu smartphone ou tablet no ocular para uma experiência semelhante de visualização da Lua, mas o funil não precisa de baterias.

Claro, você pode juntar colegas, pessoalmente ou online, para uma celebração da Lua em 16 de outubro, na Noite Internacional de Observar a Lua – encontre mais detalhes em: moon.nasa.gov/observe. A NASA tem grandes planos para retornar à Lua com o Programa Artemis, e você pode encontrar as últimas notícias sobre as próximas explorações lunares em nasa.gov.

Funil Solar em ação! Começando no sentido horário a partir da parte inferior esquerda, um Funil Solar autômato; anexado a um pequeno refrator para observar o trânsito de Mercúrio em 2019; anexado a um grande telescópio em preparação para a observação lunar à noite; projeção da Lua em um funil de telescópio de tamanho médio (5 polegadas ou 12,7cm).

Dica de segurança: NUNCA use um telescópio grande com um Funil Solar para observar o Sol, já que eles são criados para projetar o Sol usando apenas telescópios pequenos. Alguns astrônomos derreteram seus Funis Solares, e parte de seus próprios telescópios, apontando-os para o Sol – telescópios grandes criam muito calor, às vezes em poucos segundos! Contudo, instrumentos maiores são mais seguros e ideais para projetar a Lua mais escura. Telescópios pequenos não conseguem reunir luz suficiente para projetar decentemente a Lua, mas telescópios maiores funcionarão.

Você pode baixar e imprimir o mapa do observador da Nasa para a Noite Internacional de Observar a Lua! Esse mapa mostra a vista do Hemisfério Norte no dia 16 de Outubro com os mares marcados, mas você pode baixar este mapa e o outro, para observadores do Hemisfério Sul, em: bit.ly/moonmap2021. Os mapas contêm várias páginas de dicas de observação, não apenas esta.