NASA em Itapetininga: Clube Centauri realiza Noite Internacional de Observação da Lua

Na noite de 14 de setembro, o Instituto Federal de São Paulo (IFSP) Campus Itapetininga foi palco de um evento astronômico que, apesar das nuvens, cintilou a curiosidade e a admiração dos participantes pelos céus. A Noite Internacional de Observação da Lua, um evento global promovido pela NASA, contou com a organização do Clube de Astronomia Centauri e atraiu mais de 100 pessoas em uma jornada de descoberta e aprendizado sobre o nosso satélite natural.

A Noite Internacional de Observação da Lua ocorre anualmente em setembro ou outubro, quando a Lua está em torno do primeiro quarto — uma ótima fase para observação noturna. Uma Lua em primeiro quarto oferece excelentes oportunidades de visualização ao longo do terminador (a linha entre a noite e o dia na Lua), onde as sombras realçam a paisagem craterizada da Lua.

O evento teve início com uma palestra do Professor Rodrigo Raffa, mestre em ensino de física e diretor do Clube de Astronomia Centauri. Em sua apresentação, Raffa explorou os mistérios da Lua, discutindo desde suas fases até as viagens ao nosso satélite natural. A plateia, composta por estudantes, professores e entusiastas da astronomia, teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos durante a palestra. Eles puderam antecipar futuras observações e se atualizar sobre as últimas novidades, incluindo detalhes sobre a missão Artemis da NASA, que promete reiniciar a exploração lunar com a presença de humanos.

Foto: Victor Camargo/Clube Centauri

“Nosso objetivo é despertar a paixão pela ciência e oferecer uma experiência educativa que inspire futuras gerações de cientistas e exploradores,” afirmou Raffa durante sua palestra.

Foto: Victor Camargo/Clube Centauri

Após a palestra, os participantes foram convidados a se dirigir à área de observação, equipada com telescópios para uma visão mais detalhada da Lua. No entanto, a noite não foi das mais favoráveis para a observação. Uma espessa camada de nuvens encobriu a Lua durante grande parte do evento, limitando a visibilidade. Apesar disso, quando as nuvens se dissiparam momentaneamente, os participantes puderam observar e até registrar a Lua em fase gibosa crescente.

Foto: Rodrigo Raffa/Clube Centauri

Para reconhecer o empenho e o interesse dos participantes, todos aqueles que se inscreveram previamente receberam certificados oficiais da NASA. Esses certificados não apenas comemoram a participação no evento global, mas também destacam o esforço contínuo do Clube de Astronomia Centauri em promover a ciência.

O sucesso do evento, apesar das condições meteorológicas desafiadoras, sublinha a importância da educação científica e do engajamento comunitário. O Clube de Astronomia Centauri e o IFSP Campus Itapetininga demonstraram mais uma vez seu compromisso com a disseminação do conhecimento e a promoção da astronomia local.

Foto: Victor Camargo/Clube Centauri

“O evento foi uma demonstração clara de como a ciência pode unir as pessoas e despertar um senso de curiosidade,” disse Raffa. “pretendemos expandir as nossas atividades, aumentando a frequência de eventos como esse para aumentar o acesso da nossa comunidade as maravilhas do universo.”

Com o encerramento da Noite Internacional de Observação da Lua, o Clube de Astronomia Centauri já começa a se preparar para futuros eventos que visam ampliar o alcance da ciência e inspirar novos interessados pelo universo. A esperança é que cada evento ofereça novas oportunidades de aprendizado e exploração, iluminando o caminho para futuras descobertas.

Foto: Victor Camargo/Clube Centauri

Para mais detalhes sobre o Clube de Astronomia Centauri e os próximos eventos, visite clubecentauri.com.br, as redes sociais do clube @clubecentauri ou entre em contato através do e-mail contato@clubecentauri.com